Reflexões Rotineiras - Vida Profissional.

Blog de encontroconsigomesmo :ENCONTROCONSIGOMESMO, Reflexões Rotineiras - Vida Profissional.

 

1 - Você jamais terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão, portanto, capriche!

 

2 - Para o(a) bom(a) profissional, a atribuição aumenta constantemente provocando disparidade em relação à remuneração que, por sua vez, necessita de periódicos ajustes salariais. Assim sendo, não existe salário justo e sim salário adequado.

 

3 - O(A) empresário(a) de visão se antecipa e jamais deixa o(a) bom(a) funcionário(a) chegar ao extremo de lhe pedir aumento salarial. O empresário de visão sabe que esse pedido vem com a conotação de exigência e, qualquer que seja o resultado, vai gerar insatisfação que certamente vai comprometer a relação e a produção.

 

4 - O aumento de salário espontâneo, mesmo pequeno, é prova de reconhecimento de desempenho pessoal que traz muita motivação profissional.

 

5 - O(A) bom(a) profissional não pede porque sempre tem o que oferecer.

 

6 - Há pessoas que fazem parte do problema e há pessoas que fazem parte da solução. Você, de que lado está?.

 

7 - Diante de uma nova idéia, a pessoa que faz parte do problema é capaz de citar, sem praticamente nenhum esforço mental, vários entraves pra ela não dar certo.

 

8 - Diante de uma nova idéia, a pessoa que faz parte da solução se manifesta com admiração, parabeniza o(a) autor(a) pelo feito e se prontifica a ajudá-lo(a) diante dos problemas que certamente surgirão na hora de colocá-la em prática.

 

9 - A informação é para ser tratada com critério, seriedade e respeito porque ela é à base da decisão. Informação errada é decisão errada e sem informação, obviamente, não há decisão.

 

10 - Se Você não sabe não tente enrolar porque só vai atrapalhar. Certo?

 

11 - A pergunta pode ser idiota para quem ouve, mas nunca para quem faz. Ou Você acha que se alguém soubesse que ia ser motivo de gozação faria a tal pergunta?.

 

12 - Quando acordados, passamos a maior parte do tempo em nosso local de trabalho. Por isso, se a gente não fizer um esforço para torná-lo agradável, ele pode tornar-se insuportável.

 

13 - A responsabilidade pelo entendimento claro da comunicação é de quem a faz e não de quem a recebe.

 

14 - Não tenha medo ou vergonha de dizer que não sabe por que, além de perder a chance de aprender, corres o risco de alguém pedir pra Você fazer e, aí, Cara, como é que vai ser?. 

 

15 - Quando ganha por comissão, o salário do gerente é proporcional a sua capacidade de formar uma equipe e motivá-la para o trabalho.

 

16 - Se o povo brasileiro não mudar essa condição de ser muito dependente, muito condicionado, muito influenciável, muito manipulável, diante da globalização iminente ele será um ótimo subserviente.

 

17 - Quem vive atento e adquire o hábito de procurar entender o funcionamento da empresa, certamente vai perceber onde ela pode melhorar e inovar. E se abordar com sabedoria essa questão, vai constantemente conseguir melhorar a sua remuneração.

 

18 - Se Você sair de casa para trabalhar, sem ouvir o noticiário geral para se atualizar, não vai saber nas conversas diárias se posicionar. Além disso, podem achar que Você é uma pessoa alienada que não sabe bem onde está ou se tem uma carreira para almejar.

 

19 - Antes de usar a informação que chegou Você deve ter a certeza que ela foi criteriosamente checada por quem te passou.

 

20 - As causas de acidente são: ATO INSEGURO e CONDIÇÃO INSEGURA. O ato inseguro Você pode até evitar porque, mesmo desatento(a), ele sempre lhe dá um alerta antes da coisa acontecer. É só Você ouvir, naquele exato momento, a voz da razão e se precaver. A condição insegura Você deve imediatamente denunciá-la à direção da empresa para ela sanar o problema que pode um acidente causar.

 

21 - Letra de médico(a), praticamente ninguém consegue entender. Será que eles(as) não sabem escrever ou não se preocupam com o que vão prescrever?

 

22 - Sem explicar claramente como quer, Você não pode reclamar quando vier do jeito que Você não quer.

 

23 - Nas empresas públicas, em se tratando de salário, há muitos(as) funcionários(as) que alegam que trabalham mal porque o governo paga mal. Isso é desculpa de péssimo(a) profissional que sabe que não tem competência para enfrentar o mercado de trabalho e conseguir aquele emprego que ele(a) acha que seria o ideal.

 

24 - Quando, em termos de salário, Você achar que merece mais, deve tentar junto à direção da empresa resolver a questão ou cair fora da situação. Porém, se Você não tiver consciência de estar trabalhando com muita competência na ocasião, não deve nem iniciar essa discussão.

 

25 - Quem retarda uma reunião visando esperar por pessoas atrasadas não tem senso de justiça porque, esse procedimento condena as pessoas presentes(inocentes) a pagarem, com a perda de tempo, pelo erro das pessoas atrasadas(pecadoras).

 

26 - Quem vai coordenar uma reunião deve iniciá-la, independente de quem está ou possa chegar, rigorosamente no horário pré-determinado para não avacalhar o conceito de horário estipulado.

 

27 - Quem deu importância à reunião para a qual foi convidado(a), certamente vai estar presente no horário estipulado. Quem também deu importância à reunião, mas teve um contratempo, pode chegar atrasado(a) ou não chegar, mas assim que comparecer ao local determinado, certamente terá uma ótima justificativa pra dar e imediatamente vai se interar do assunto que não pôde participar. Agora, quem não se interessou pela reunião, não vai comparecer e a sua justificativa será só por dizer. Mas não se preocupem com esse(a) último(a) porque, com ele(a), ninguém perdeu nada. Pessoa desinteressada não ajuda em nada e é melhor nem participar para não atrapalhar e, na próxima vez, o melhor é nem lhe convidar.

 

28 - Se antes de fazer Você procurar saber a razão da execução, certamente Você vai trabalhar com maior motivação e vai se preocupar muito mais com o resultado da sua ação.

 

29 - O questionamento é uma atitude sábia porque gera esclarecimento, reflexão, convencimento, mudança de opinião e de comportamento que são partes integrantes do processo de evolução de qualquer cidadão(ã).

 

30 - Geralmente, quando a maior parte dos(as) alunos(as) não aprende a lição, é sinal que o(a) professor(a) não é bom(a).

 

31 - Não leve ao(à) chefe do(a) chefe o que Você pode resolver com o(a)  chefe.

 

32 - Funcionário(a) público(a) é para servir a população. Portanto, Você deve cobrar bom atendimento em qualquer situação porque qualquer órgão público é a sua instituição.

 

33 - Ultimamente, tem aumentado significativamente o número de pessoas dispostas a liderar a política e a religião. Será que essas pessoas chegaram à conclusão que, devido à má situação, um número cada vez maior de pessoas precisa de orientação? Ou, será que essas pessoas chegaram à conclusão que política e religião propiciam relativamente melhor ganho em comparação a qualquer outra profissão?.

 

34 - Quem trabalha por conta própria não tem patrão. Então, a disciplina tem que imperar porque, sem ninguém pra cobrar, Você pode se descuidar e um(a) profissional relapso(a) se tornar.

 

35 - Além do salário, a empresa tem que lhe oferecer um bom ambiente de trabalho e uma promissora carreira profissional. Quem trabalha em empresa sem esses atributos deve procurar mudar porque esse ambiente certamente vai te mortificar e os estragos à sua saúde serão irreversíveis que o tempo não conseguirá apagar.

 

36 - Por existir atualmente no Brasil um enorme contingente de pessoas procurando emprego, muitos(as) candidatos(as) com as qualificações exigidas pelos cargos ofertados, são rejeitados(as) sem nenhuma contemplação, por motivos tais como: é gordinha; é negro(a); tem o nome no SPC; etc. Em regra geral, esses(as) candidatos(as) saem sem saber bem à razão da famigerada reprovação porque motivos torpes e sórdidos assim só são utilizados por pessoas que costumeiramente praticam más ações, mas totalmente camufladas para continuarem posando de bons(as) cidadãos(ãs).

 

37 - Para motivar o(a) empregado(a) a "vestir a "camisa" da empresa, que tal se o salário mensal fosse constituído de duas partes: salário fixo relativo ao mês de competência, mais a parcela relativa à participação no lucro da empresa auferido no mês anterior. Quando houver, é óbvio!.

 

38 - Enquanto empregador(a) e empregado(a) não chegarem à conclusão que um(a) não existe sem o(a) outro(a), veremos sempre essa absurda e estúpida disputa de poder onde os dois lados sempre saem perdendo.

 

39 - Para conseguir mais facilmente a sua pretensão, quando envolve outras pessoas, Você deve explicar claramente seu objetivo para que elas, ao perceberem sua razão, se empenhem mais levadas pela motivação.

 

40 - Mesmo pedindo, quando não dá as devidas explicações da sua pretensão, Você é visto como alguém arrogante, prepotente e presunçoso que trata as pessoas sem a mínima consideração, simplesmente pelo fato de estar por cima na ocasião.

 

41 - Será que esse negócio do(a) advogado(a) receber pelo(a) cliente não é demais? Devido à lerdeza da nossa justiça, todo(a) cidadão(ã) dorme nesse posto de observação. E, em muitos casos, quando acorda, depara com a dura realidade que seu(ua) advogado(a) sumiu com a grana da causa tão esperada. Sem nenhum demérito aos(às) advogados(as) porque em toda profissão tem bons e maus profissionais, mas, para evitar esse tipo de absurdo e, também, para que os(as) clientes não deixem de pagar esses profissionais, que tal se o valor da sentença só pudesse ser levantado por ambos, ou seja, advogado(a) e cliente. Ou, então, pelo(a) advogado(a) quando houver o real impedimento do comparecimento do(a) cliente ao local de recebimento, mas com uma procuração que justifique essa pretensão e emitida em data posterior à decisão judicial que deu origem ao ato excepcional.

 

42 - Anualmente os pais ficam desesperados diante do custo do material escolar para seus(uas) filhos(as). Essa situação fica ainda mais complicada porque, geralmente, os livros adquiridos pelos pais no ano anterior, não servem para o(a) irmão(ã) mais novo(a) que vai ingressar no mesmo curso e na mesma escola que aprovou o(a) irmão(ã) mais velho(a). Será que as escolas não sabem escolher ou a nossa pedagogia é tão dinâmica que todo ano novos livros precisam ser editados porque os livros do ano anterior já perderam o seu valor? Como ninguém tem dinheiro para desperdiçar, diante dessa crônica situação, que tal se os pais se reunissem com os(as) dirigentes das escolas e exigem, sem vacilar, uma solução para essa absurda situação? Viver reclamando, Cidadão(ã), só serve para te frustrar, te aborrecer e deixar a coisa novamente acontecer.

 

43 - Como tem muita gente procurando emprego, certas empresas estão se dando o luxo de recusarem a contratação de pessoas que, por falta de pagamento, têm seus nomes negativados junto às instituições de crédito. Será que isso não é preconceito? Discriminação? Será que esses(as) empresários(as) sabem por que essas pessoas deixaram de pagar suas contas? Como essas pessoas vão se manter e saldar seus compromissos se não conseguem um lugar para trabalhar? Ou, será que esses(as) empresários(as) preferem que essas pessoas passem a roubar?.

 

44 - Em qualquer empresa, quando o(a) patrão(oa) chega, todos(as) os(as) funcionários(as) procuram rapidamente o que fazer para satisfazê-lo(a). Nas empresas públicas, quando o(a) patrão(ao) chega (qualquer pessoa da população), os(as) funcionários(as) não dão a mínima importância e ainda vão procurar onde está aquela disposição para atendê-lo(a). Pode?.

 

45 - O maior espetáculo da terra ocorre no Brasil, no carnaval, e é proporcionado pelas Escolas de Samba. Renomados executivos do mundo inteiro ficam boquiabertos diante de tão incrível façanha porque não conseguem entender que a receita está na simplicidade de utilizar a motivação gerada pelo espírito de comunidade em plena ação.

 

46 - O dia que as sociedades dos países viverem em clima de comunidade, como as Escolas de Samba, toda a humanidade vai cantar.

 

47 - A gente deve fazer o possível e o impossível para promover o ingresso das pessoas carentes no processo social e econômico porque essa é a única forma de fazer a economia crescer, de diminuir a violência, a criminalidade e gerar a paz que a gente sempre pede, mas não faz. Deixar as pessoas à margem do processo de socialização é colocá-las a um passo da marginalização e a sociedade vai sempre pagar caro por essa omissão.  

 

48 - Será que nossos renomados economistas sabem das coisas? Quando o dólar sobe continuadamente, eles falam que o Banco Central deve intervir para conter a tendência de alta, alegando que isso vai provocar inflação e coisa e tal. Quando o dólar desce continuadamente, coisa rara em nosso país, eles falam que o Banco Central deve intervir para conter a tendência de baixa, alegando que isso vai prejudicar nossas exportações e coisa e tal. Pode? Será que não é melhor a gente deixar o dólar um pouco pra lá e nos preocuparmos com a nossa moeda que ainda deixa muito a desejar?.

 

49 - O Brasil é um país subdesenvolvido, endividado e, pelo visto, nós vamos ostentar esses títulos, ainda, por décadas e décadas porque, embora a expectativa de vida da população brasileira gire em torno de setenta anos, o(a) cidadão(ã) brasileiro(a) torna-se obsoleto profissionalmente aos trinta e cinco anos de idade. Pode? Que tipo de qualificação Você acha que tem uma sociedade que permite esse tipo de aberração?. 

 

50 - A experiência acumulada, não atualizada, é ótima para museu porque lá as pessoas podem ver como as coisas eram feitas no passado.

 

51 - Para que haja eficiência no trato da coisa pública é preciso transparência para que a população possa supervisionar e cobrar, antes que a coisa possa totalmente desandar.

 

52 - A parceria chama-se capital e trabalho. Mas, infelizmente, nossos patrões e empregados ainda estão muito longe dessa prudente visão e percepção. Conseqüentemente, existe entre eles uma relação forçada, conflitante, onde as partes cultivam a filosofia da máxima exploração, sem nenhuma hesitação.

 

53 - Diante da reforma da previdência, o funcionalismo público grita porque vai perder seus "direitos adquiridos" em termos de aposentadoria. O grande detalhe é que esses "direitos adquiridos" são aposentarem com ganhos excessivos em relação aos funcionários da iniciativa privada. Pode? O país está quebrado, a previdência está quebrada, mas isso é um mero detalhe. Gente! O corporativismo impera em nosso país e os adeptos dessa filosofia não querem que o mal seja cortado pela raiz.

 

54 - Uma boa equipe é o grande diferencial para um ótimo resultado gerencial. Porém, para formar uma boa equipe, Você precisa criar aquelas condições que todo(a) profissional quer entrar e que ninguém quer normalmente sair. Com isso, Você cria um universo com condições para escolher os(as) melhores profissionais para seu objetivo atingir.

 

55 - Quem sai por aí procurando um(a) profissional para realização de seu serviço está simplesmente buscando competência e credibilidade na execução, mesmo quando não tem consciência dessa decisão.

 

56 - O ideal é a experiência acumulada atualizada que pode ser imediatamente empregada.

 

1.3.1.57 - "A realização constante de reuniões mostra o grau de desafinação da equipe em questão". 

 

58 - Onde não há uma organização racional a eficiência passa bem longe para não se contaminar com esse mal.

 

59 - Quando não meramente informativos, os assuntos devem ser divulgados antecipadamente aos participantes da reunião, para eles se preparem adequadamente para tornarem a mesma mais eficiente e produtiva.

 

60 - Uma equipe é um grupo de pessoas com desprendimento para concluir, com união, uma atividade diante de uma difícil situação.

 

61 - Bons profissionais, mas sem espírito solidário para trabalhar com união, jamais serão integrantes de uma equipe em qualquer ocasião.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

atraso, capital, comunidade, empregado, empregador, empresa pública, equipe, escola-de-samba, funcionario público, humanidade, parceria, pessoas, remuneração, restrição, reunião, salário, trabalho

quarta 26 outubro 2011 09:20 , em autoajuda



Nenhum comentário Reflexões Rotineiras - Vida Profissional.



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.205.197.66) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para encontroconsigomesmo

Precisa estar conectado para adicionar encontroconsigomesmo para os seus amigos

 
Criar um blog